sábado, 5 de julho de 2008

Estava a caminho de Lisboa…
Viajava pelo verde da natureza profunda em redor da auto-estrada que me leva ao destino!!!
Em épocas de fogos, ou então, “na propaganda dos fogos” entre interesses e jogos notados onde a natureza acaba por “penar” quase sempre!
Estranham muitas vezes catástrofes naturais como tsunamis, ciclones ou terramotos…não é para estranhar!!! É para constatar o mal que estamos diariamente a fazer perante uma natureza que é de todos nós!!!
Os ricos fogos, afinal existem “combatentes” ficam a lucrar, porque os fogos pelos vistos rendem uns trocos e agora começam a ser "moda". Não fossem os milhares de euros para alugar aviões capacitados para dar resposta nesta época mais propícia! Onde até os cursos que promovem, quando chegam ao seu término e aí é que dizem que não há cabimento orçamental para assegurar os salários dos formandos!

Onde também dá jeito queimar porque até pode ser que um dia dê para construção, ou então é sempre um investimento que pode vir a render qualquer coisa…”afinal ainda temos tantas árvores!”!
Do outro lado da crise, com o aumento dos combustíveis começa a ser difícil suportar os custos elevados desta crise petrolífera que afinal não passa de um “bluff” para “tapar os olhos aos ceguinhos” e perceber que virão mais não sei quantas gerações para que os petróleo se esgote! Estarão eles a pensar a longo prazo? Será que isso existe? Sim, porque a inveja, ganância e autoridade de muitos apenas têm capacidade de viver o hoje e esperar que se pense no amanha quando acordar!
As energias alternativas onde estão?
Estarão os ricos a pagar ao poder político para não acabarem com as gasolineiras?
Será essa a alternativa?
Onde é que eu ía mesmo?! A Lisboa, pois!
Uma seca de viagem, mas compromissos têm que se assumir e é disso que a nossa vida é feita!
Estava sentado no lugar 49 de um autocarro que circula calmamente, entre pessoas a ouvir musica e outros observando a paisagem!
Teclava no meu portátil com vontade de dar asas à imaginação que prende os meus dedos ao teclado escuro representado por letras!
Cheguei às 18:30!
O inicio da semana foi importante sem dúvida e espero que acabe ainda melhor com um fim-de-semana relaxante aproveitando os ares citadinos de Lisboa…!
Defendi a minha tese que correu bem melhor do que o esperado…senti-me ansioso por defende-la! Talvez pelo cansaço de quatro anos de viagens até Chaves ou o acumular de muitas situações em que muitas das vezes não conseguimos dar o mesmo rendimento em todas elas.
Não interessa estar envolvido em 5 “projectos”, se temos disponibilidade para apenas dois!
Deixemo-nos de querer mostrar mais do que aquilo que a nossas capacidades o permitem, porque tal como a natureza nós seremos os únicos prejudicados…
Já me têm dito que escrevo muito….é certo!
Bem ou mal é aquilo que sinto e vejo e gosto de transmitir!
E para terminar quero aqui publicar os agradecimentos da minha tese de licenciatura em Animação Sociocultural intitulada: “Terceira idade, Suporte Social e Qualidade de Vida, que relação? Que realidade?”

"Foram quatro anos recheados de bons e maus momentos, que muito contribuíram para o orgulho que sinto por estar prestes a terminar a licenciatura de Animação Sociocultural! Foi um “bichinho” que cresceu com o evoluir dos tempos quando andava na escola profissional! Há alguns anos questionava-me porque estaria eu a tirar um curso profissional de Animação Sociocultural! A resposta é que estou prestes a acabar a licenciatura de Animação Sociocultural! Fruto de muito esforço e dedicação que obriga a qualquer trabalhador estudante, acho importante referir como forma de agradecimento a todos aqueles que contribuíram nesta minha caminhada.
À professora Sara Cepa pelos seus conhecimentos e apoio demonstrado, e mais do que isso, a admiração enquanto seu aluno de Animação Sociocultural que aprendi a gostar, e que em muito contribuiu para chegar aqui!
Num passo seguinte, agradecer de igual modo à minha orientadora de estágio e projecto de investigação, Professora Doutora Maria José dos Santos Cunha, não só pelo apoio e conselhos dados ao longo de todo este trabalho, mas também agradecer a sua compreensão e força transmitida “em especial” aos alunos trabalhadores – estudantes.
Agradeço à direcção do Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, pela oportunidade de realizar o estágio, à professora Ana Bela Vilas Bouça pela disponibilidade, Adriana, Sandra, Paula, Marlene, Sr. Dias e restantes funcionários da instituição pela oportunidade de trabalharmos em conjunto! Aos idosos do Centro de Convívio pela simplicidade, carinho e satisfação que senti por lá ter estagiado.
À minha mãe pelo apoio demonstrado e à Vera que tem sido cada vez mais importante a cada dia que passa na minha vida!
Em especial, quero dedicar este importante passo na minha vida ao meu pai que partiu, caminhando a meu lado todos os dias da minha vida!"


Nuno Pereira (2008) - Projecto de Investigação, Licenciatura em Animação Sociocultural, Terceira Idade, Suporte Social e Qualidade deVida. Que relação? Que realidade? pág. 3