quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Festa da Cerveja e do Marisco em Fão, um Sucesso de Ano para ano!!!

A XV Festa do marisco,cerveja e XIV do artesanato, regressou com muita afluência de público, na Alameda do Bom Jesus em Fão. Esta decorreu entre 6 a 15 de Agosto obtendo grande sucesso como tem vindo a acontecer de ano para ano. O video é prova disso mesmo e também da necessidade das instituições da terra apostarem forte nesta grande festa do norte para angariar fundos para tempos difíceis.
Sendo uma festa onde é evidente a união e entre-ajuda nas várias coletividades locais, é importante que os entrevistados falem de igual modo, coletivamente. Em vez de dizerem: "EU vou conseguir...EU vou angariar...EU vou pagar...". Estará na altura de mudar o rumo a tal atitude, destacando a disponibilidade e ajuda de todos para que esta festa seja um sucesso de todos aqueles que perderam horas e horas de lazer!










Outra situação não menos importante, é a questão do planeamento desta grande Festa do Norte com outras do género.
Fão como terra PIONEIRA deste grande evento, é sem dúvida uma referência, como refere no video o representante da CME.  Com o sucesso alcançado, sendo já uma tradição em Fão, tanto a Apúlia como Esposende logo trabalharam no sentido de realizar este tipo de evento que traz alguma rentabilidade em tempos de crise. Na Apúlia as Jornadas gastronómicas, em Esposende a Festa do Marisco.
Segundo o mesmo representante, dada a rentabilidade deste tipo de evento a CME deixou de apoiar financeiramente estas excelentes iniciativas. O motivo que levou a estas duas festas coincidirem (Festa de Fão com inicio a 6 de Agosto e a de Esposende com inicio a 8 de Agosto) foi meramente a falta de poder negocial, visto que se tratam de organizações autónomas e como a CME não apoiou financeiramente, não teve voto na matéria para evitar esta situação.
É sem dúvida, uma situação triste para duas terras vizinhas, em que para muitos, uma questão meramente monetária faça esquecer principios importantes que possam solucionar esta coincidência, visto que é desvantajosa para ambas as localidades.









Outra situação não menos importante, prende-se no planeamento desta Festa que foi PIONEIRA no concelho de Esposende.