quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Euro 2008 & Jogos Olimpicos 2008

Depois da prestação portuguesa no EURO 2008 e quase a terminar as jornadas Olimpicas de Beijing - Pequim 2008 julgo importante tecer algumas considerações face a estes dois grandes eventos desportivos em que estiveram envolvidas as cores nacionais.
Deste modo, e iniciando pelo Euro 2008 realizado na Suiça e Áustria, Portugal era visto antes do "torneio" como uma potencial vencedora da competição. Através dos mídia, protagonizaram uma cobertura televisa quase 24 horas por dia sobre os últimos preparativos para o Euro 2008. Criaram programas para dar a conhecer aos portugueses que auferem pouco mais de quatrocentos euros mensais, as casas dos jogadores de futebol que ganham dezenas de milhares de euros (aparte). a bem dizer, levaram os meninos jogadores ao colo embalando-os para a Suiça onde Foram recebidos como se estivessem em território nacional, resultado da grande aglomeração de portugueses nessa zona da Europa!
Portugal começou bem, embora acabando numa das eliminatórias por ser derrotado pela Alemanha.
Ponto da situação: um treinador da selecção que ja assinara com o Chelsea antes de começar o Euro, um jogador que saiu a meio do Euro para tratar de assuntos pessoais (assinar contrato com o Chelsea) e um fim triste para os portugueses que tanto esperaram desta selecção.
Além disso, julgo importante falar da Palavra HUMILDADE que todos aqueles que vivem em sociedade devem assumir para ter grandiosidade nos momentos de ascensão pessoal e profissional!
Ninguém ganha os campeonatos antes de competir, pois é no terreno que tudo se decide, daí a necessidade de mudar de atitude perante o respeito que qualquer adversário merece.
Como adepto de futebol, gostei da prestação nacional, embora curta! Se chegamos até lá foi fruto de muito esforço e dedicação, e se cometemos erros é porque temos que aprender a saber ser e saber fazer, mostrando aquilo que somos na hora de competir.
Por outro lado, os jogos Olimpicos 2008 que ainda decorrem, foram encarados com grande optimismo por parte do Presidente do Comité Olimpico elevando a fasquia para 11 medalhas na hora de partir para Portugal.
Quase a terminar, temos a primeira medalha para Portugal da triatleta Vanessa Fernandes que soou até ao último minuto o feito conseguido, e que deve ser distinguida por todos, pela sua Atitude, Dedicação e Esforço!
A Naide Gomes que era e é uma esperança do salto em comprimento de Portugal, não fosse ela detentora de honradas vitórias, a quem devemos mostrar o nosso total apoio e consideração até nos momentos menos fáceis, agradecendo a sua simplicidade de agir!
Agora das entrevistas dadas por alguns "outros" atletas portugueses, será importante incutir nos mesmos uma postura com mais respeito, mais brio e orgulho na defesa das cores nacionais.
Estar nos jogos Olimpicos já é uma Vitória, e lá não deve haver hipóteses de desistir a meio, apenas porque as coisas não estão a correr bem!
Parabéns a Todos aqueles que souberam honrar o nome de Portugal!